Coaching

Como Estabelecer Objetivos


Ter algum objetivo de vida é fundamental para direcionar suas ações, atitudes e comportamentos que te levarão do ponto A ao ponto B, da situação X para a situação Y, dentro das diversas extensões da atividade humana.

Determinar objetivos, o que dá sentido a sua vida e o que te faz lutar cada dia para ter uma vida congruente.

Mas afinal o que é um objetivo?

Objetivo tem como definição: aquilo que se pretende alcançar quando se realiza uma ação; alvo, fim, propósito ou objeto. *

Objetivo é diferente de meta?

O palavra meta é definida como: marco que indica o termo de uma corrida de cavalos, de uma regata, etc. *

Podemos entender objetivo como algo grandioso que pretendemos que acontece em nossa vida e meta como os marcos intermediários que precisam ser atingidos durante o percurso que caminhará até alcançar seu alvo grandioso (objetivo).

É primordial considerar que todos os indivíduos tem múltiplos desejos, das mais diversas  categorias, e que são variáveis conforme a fase que se está vivenciando.

Por exemplo: uma pessoa pretende tirar um período sabático e fazer uma volta ao mundo. Desta forma, suas metas devem considerar: o montante de recursos financeiro necessário, quanto tempo terá de disponibilidade, traçar um roteiro, aperfeiçoamento de idiomas, tempos de deslocamento etc.

Assim, objetivo responde as perguntas – O que? Por que? Portanto, meta está relacionado as questões: Quanto? Quanto? Como?

Nossa visão deste assunto nos remete a considerar o modelo SMART como forma efetiva de como estabelecer um objetivo.

S – Specific (Especifico): defina o objetivo de forma clara, sem margem de dúvida sobre a sua intenção;

M – Measurable (Mensurável): tem que ser quantificável para avaliar o quanto se progride, daí a importância de ter metas intermediárias para saber quanto se avançou um direção ao objetivo determinado

A – Attainable (Atingível): deve ser realistas, não contribui desejar algo impraticável porque será desmotivador por ser impossível. Por outro lado, uma meta muito fácil é ilusória e requer pouco esforço. Os objetivos devem ser motivadores e exigir esforço para a conquista ser valorizada

R – Relevant (Relevante): a magia do objetivo está na importância atribuída, deve ser impactante em sua vida. É inútil ter um objetivo sem significado e relevância.

T – Time-related (Temporalidade): necessitam ter prazo de conclusão para que a pessoa sinta-se envolvida e motivada a buscar o resultado desejado, durante um período de tempo determinado. Se não estiver comprometido sua intenção poderá ser negligenciadas.

A técnica SMART uma fórmula de fácil compreensão, contudo não deve ser confundida como uma coisa simples.

Estamos a falar da sua vida e negligenciar na sua aplicação será frustrante, para ser efetivo há que se levar a sério e considerar que sem um planejamento consistente não se chegará a lugar algum.

A procrastinação é um elemento importante sendo necessário ficar atento aos adiamentos e falta de atitude positiva para buscar a realização dos sonhos, afinal quem não sonha não sai do lugar.

Sonhos grandiosos permitem uma projeção de vida maravilhosa, desde que haja obstinação para conquistas maravilhosas.

Fique atento as crenças limitantes, porque elas podem promover a autossabotagem no direcionamento de suas ações e fazer com que não sai do lugar.

Erros e acertos fazem parte da processo de aprendizagem, o autoconhecimento é um bom direcionador de potencialidades e dos limites de uma pessoa.

Seja seu melhor amigo conhecendo-se profundamente!

Para contribuir com o seu desenvolvimento profissional  na definição do objetivo disponibilizamos a matriz 5W2H para aplicar na Técnica SMART.

Basta clicar no link:

bit.ly/objetivos-5W2H.

É importante sabermos sua opinião sobre este artigo, bem como receber sugestões de temas para nossas próximas postagens!

Visite a minha página no Facebook, curta e compartilhe para seus amigos!

Muito obrigado!

Airton Zanetti.

* Texto extraído do Grande Dicionário Houaiss.

Coaching
Inovação e o Método Lego® Serious Play®
Coaching
Oportunidade por Trás da Crise Brasileira
Coaching
Por que Coaching de Vendas & Executivo
Atualmente não há comentários.