É natural que no desenvolvimento de carreira profissional seja almejada uma posição de liderança, uma posição de comando sobre pessoas e processos. Este assunto desperta o interesse dos profissionais e principalmente da alta administração das empresas, independente de porte e segmento de atuação, porque é a liderança que proporciona o direcionamento das ações que farão a companhia crescer e se perpetuar. Contudo, sem a efetividade dos líderes o empreendimento estará fadado ao fracasso
A efetividade requer que as atividades sejam realizadas com o máximo de aproveitamento dos recursos organizacionais com alta qualidade, isto significa eficiência. E obstinação para realizar as tarefas produzindo os melhores resultados com excelência na execução, isto é eficácia. Assim pode se concluir que efetividade é a soma da eficiência com a eficácia.
Uma empresa de alta performance é composta por líderes tecnicamente bem preparados, emocionalmente equilibrados e motivadores, com capacidade de entender e responder com velocidade as mudanças do cenário mercadológico, acompanhando novas necessidades impostas por seus clientes. Desta forma, são capazes de construir resultados bastante significados, rentáveis e com responsabilidade social.
Os 12 fundamentos são baseados em comportamentos práticos e replicáveis, que colocados em ação irão produzir efeitos importantes na condução de equipes.
1. Promover reuniões com participação efetiva dos colaboradores para conceber estratégias, planos de ação e avaliação dos resultados.
2. Fazer reuniões de avaliação de desempenho da equipe, dedicando atenção para ouvir críticas e criando clima propício para a exposição de opiniões.
3. Reconhecer e valorizar o esforço e o desempenho individual e da equipe através de elogios, críticas construtivas e delegação de maiores responsabilidades.
4. Fomentar a criatividade das pessoas, solicitar sugestões, lançar desafios, incentivar novas experiências e aprender com os erros.
5. Estimular o desenvolvimento e o crescimento individual e da equipe.
6. Tomar de decisão de forma criteriosa e demonstrar comprometimento através do caráter pessoal.
7. Desafiar a quebra de paradigmas, de modo construtivo, para instigar a melhoria contínua.
8. Utilizar a inteligência emocional, demonstrar o equilíbrio mesmo diante de situações críticas.
9. Ser flexível para responder as demandas imprevistas, lidar com eficácia em ambientes de mudanças constantes.
10. Agir com justiça e isonomia na relação interpessoal com a equipe.
11. Estabelecer relações de confiança com os liderados.
12. Identificar e minimizar desperdícios de tempo e energia, reforçar todas as atividades agregadoras de valor à empresa.
Deseja melhorar a forma como os líderes comanda a empresa?
Quer conquistar resultados surpreendentes para a sua equipe e empresa?
Entre em contado para conhecer nossas ferramentas, treinamentos e processo de coaching. Clique no link abaixo, entraremos em contato para marcar uma reunião e conversarmos sobre seus desafios!
Eu quero marcar uma reunião para expor os desafios de liderança que enfrento na empresa!
Muito obrigado!
Airton Zanetti.
Comentário