Coaching

Porque Fazer Planejamento


Muitas pessoas gostariam que várias coisas acontecessem em suas vidas como: conseguir um bom emprego, criar o próprio negócio, fazer uma viagem inesquecível, comprar um carro moderno, adquirir o imóvel tão sonhado; porém o tempo vai passando e alguns desejos vão ficando pelas curvas do caminho da vida.

A pessoa se acostuma com esta situação de poucas conquistas de seus sonhos e vai desistindo de sonhar, assim a vida pode ir ficando menos prazerosa de se viver.

É provável que tenha atribuído ao destino a causa de tudo isso, contudo penso que pode ter faltado planejamento para ter controle de como alcançar os desejos.

O que é Planejamento?


Planejamento, que pode ser definido com o ato de produzir um plano, uma carta de intenções e ações à executar para obter algo desejado, aplicando-se tanto no âmbito de vida profissional quanto no pessoal.

É uma importante tarefa para quem deseja obter alguma coisa é definir um objetivo e ter controle sobre as atividades que está fazendo e analisá-las para compreender que efeitos estão produzindo no momento presente.

O Planejamento para ser efetivo deve abranger também a previsão de situações futuras,  organização e execução de ações, estruturação física e mental para a tomada de decisões e correções de rumo para ser um processo eficiente.

Saber para onde se quer ir é bastante significativo, considere que é essencial estabelecer como se pretende chegar lá! Há quem acredite que fazer planejamento é algo difícil e complicado, outros não tem ideia de como começar e tem aquelas pessoas que pensam “deixa a vida me levar”.

Acredito que algum planejamento é melhor do quem nenhum, pode ser feito com ferramentas complexas ou num pedaço de papel, o que importa é escrever o plano e tirá-lo da cabeça, do pensamento.

Se você fizer um planejamento bem pensado poderá alcançar resultados extraordinários, se o fizer de forma simples vai conseguir resultados, se não fizer nada tudo continuará como está! Então mãos a obra, qual é seu objetivo? O que se pretende conquistar?

Comece pensando sobre o seu momento de vida atual, reflita a respeito de seus objetivos, analise o cenário atual, quais são as circunstâncias envolvidas, de quem é a responsabilidade, quais os recursos necessários que você já tem e quais lhe faltam.

Estabeleças as ações que deverão ser feitas para trazer o seu sonho para a realidade e em quanto tempo em quer ver seu objetivo concretizada.

Planejamento de uma compra pessoal


Vamos supor que você pensa em adquirir um novo smartphone e resolve se planejar para esta compra, vejamos algumas questões importantes à considerar:

Por que necessito trocar de smartphone?

Quais recursos são os que mais necessito e desejo?

Qual será o uso principal do aparelho: lazer, trabalho ou ambos?

Quais as marcas que pretendo avaliar?

Qual a importância desta marca?

Quais são os pontos fortes e fracos desta marca/modelo?

Qual a capacidade de armazenamento?

Quanto pretendo investir neste smartphone?

De que forma o valor impacta no meu orçamento mensal?

Como pretendo pagar pelo produto?

Quando pretende efetuar a compra?

Será que é o melhor momento para comprar?

A marca e modelo que intenciona comprar está prestes a lançar um novo produto?

Planejamento de ascensão profissional


Presumindo que você pretende conquistar o cargo de gestão na empresa que trabalha, quais os critérios que pode avaliar para conquistar este objetivo de carreira:

Por que penso que devo ser considerado para este cargo, pela empresa?

Quais meus atributos profissionais atuais que são valorizados pela companhia?

Como sou visto pelas superiores? E pelo meus colegas?

Qual é o tipo de relação que tenho com o chefe do setor com vaga em aberto?

Como este relacionamento pode ser melhor e mais próximo?

Quais são os requisitos para o cargo que ambiciono?

Quais os conhecimentos, habilidades e comportamentos que necessito aprimorar para ter chances efetivas de concorrer a esta vaga?

Quando a empresa pretende resolver esta questão? A empresa pretende promover alguém interno? Vai procurar no mercado? Ou ambas possibilidades?

Quais são seus pontos fortes e fracos profissionais?

Como são seus comportamentos e atitudes com os colegas e gestores?

De que forma estes comportamentos e atitudes podem impactar nos decisores da vaga?

Como deveriam estes comportamentos e atitudes para aumentar minhas chances reais de ser o escolhido?

Quais outras ações deve se comprometer e fazer para avançar em direção ao seu objetivo?

Como um processo de Coaching poderia me ajudar a alavancar a carreira?

Agora que sua mente começa a criar um processo racional é fundamental usar algum instrumento para registrar o planejamento, pode ser no tablete, no computador, no smartphone, ou simplesmente utilizando caderno e lápis.

Utilize o meio que seja mais amigável e confortável, a relevância está na materialização das suas intenções propositivas para ter controle sobre suas ações na obtenção de seus objetivos.

Para contribuir com seu planejamento e desenvolvimento profissional disponibilizo a Matriz de Prioridades e a Matriz SWOT Pessoal + Plano de Ação.

Basta clicar nos links abaixo:

bit.ly/matriz-de-prioridade.

bit.ly/matriz-SWOT-pessoal.

É importante sabermos sua opinião sobre este artigo, bem como receber sugestões de temas para nossas próximas postagens!

Visite a minha página no Facebook, curta e compartilhe para seus amigos!

Muito obrigado!

Airton Zanetti.

Coaching
Por que Coaching de Vendas & Executivo
Coaching
O Que é e Como Funciona o Coaching
Coaching
O Tempo do Sem Tempo