Coaching

Ouvir na Essência


Uma das capacidades mais importante é nas relações humanas é a escuta ativa, que é a competência que nós temos de ouvir na essência e significa que é ouvir além das palavras, é ter entendimento além daquilo que está sendo dito.

É uma conexão poderosa com o interlocutor, que proporciona uma significativa interação capaz de gerar confiança e ampliar a credibilidade entre as pessoas.

Por que é importante ouvir na essência?


Ouvir na essência fundamental para compreender adequadamente qual é o contexto das situações que a outra pessoa está vivenciando e para absorver de forma correta as informações o que ela está transmitindo.

É especialmente importante quando um líder vai falar com a sua equipe ou quando quer entender as necessidades específicas do seu cliente.

A empatia, é um comportamento que ajuda a entender qual é a situação da pessoa que está na sua frente. Se você é um vendedor, a empatia contribui para se colocar no lugar do cliente, sentir que ele está dizendo com aquelas palavras que está usando e se aproximar do que está sendo informado.

Se você é um líder e tem um time sob sua responsabilidade, saber o que é que a equipe está trazendo, isso está muito além das palavras. É importante ouvir as palavras e os sentimentos que estas palavras trazem. Como estamos tratando com pessoas sempre os sentimentos estão envolvidos, por mais que uma pessoa pareça ser absolutamente racional.

Qual a razão de fazer perguntas?


Para um vendedor é muito importante contextualizar a necessidade de uso de um cliente e para ter estas informações é necessário fazer perguntas que te ajudem a ter uma melhor compreensão. Não é perguntar por curiosidade, mas tendo um objetivo muito claro. Se conseguir entender corretamente o que o seu cliente está pedindo, conseguirá oferecer a melhor solução. Desta forma, consegue estabelecer uma conversa mais agradável e porque quando a pessoa começa a falar sobre as razões de compra, ela começa a se convencer da importância de adquirir o produto ou a solução que está sendo apresentada.

Se for um líder, antes da mandar informações ou demandas de trabalho, é muito importante que a equipe saiba qual o tema e a importância de uma reunião.

Antes de começar a falar sobre o seu objeto de trabalho ou sobre uma ordem que está passando para a equipe seja cumprida, é essencial perguntar para entender previamente o que as pessoas tem como premissa básica de uma conversa. E então, você entrega uma conversa que faz muito mais sentido para aquelas pessoas

A força do silêncio


Para haver escuta ativa é fundamental ficar calado após fazer uma pergunta e para deixar a pessoa falar a vontade. Assim, enquanto o outro está falando você vai tendo ideias de que pode perguntar em seguida, para complementar suas informações. A ansiedade da falar e sempre ter algum tipo de resposta é uma situação angustiante para as pessoas que estão envolvidas em uma conversa. Fazer o uso de silencio ou pausas após fazer uma pergunta ou escutar uma informação crucial, permite ampliar a capacidade cognitiva e ter raciocínio aprofundado do conteúdo de uma mensagem.

Finalmente, assim terá um grande entendimento.


Para praticar a escuta ativa e ouvir na essência, não julgue. Toda vez que julgamos alguém estamos colocando nossa forma de ver as situações em protagonismo, desta forma colocamos nosso sistema de crenças e valores para qualificar o que a outra pessoa está dizendo. Isto não favorece o processo de conexão com o outro. Não é o que você pensa que é importante, mas o que a pessoa está colocando para fora. Por que se deseja vender ou comandar um time e pretende conseguir ter o melhor êxito possível, é importante saber o que as pessoas tem mente, na cabeça, enfim o que esta estão pensando a respeito de algo.

Assista o vídeo sobre Ouvir na Essência:

Se tem o desejo de potencializar os seus resultados pessoais e profissionais, saiba como o Coaching pode ajudar a alcançar resultados extraordinários de forma mais rápida e com maior eficácia, solicite uma sessão experimental sem qualquer custo, acessando o link

Quero fazer uma sessão experimental de Coaching

É importante sabermos sua opinião sobre este artigo, bem como receber sugestões de temas para nossas próximas postagens!

Visite a minha página no Facebook, curta e compartilhe para seus amigos!

Muito obrigado!

Airton Zanetti.

Coaching
8 Dicas de Coaching para Melhorar a Comunicação Comercial
Coaching
Porque Fazer Planejamento
Coaching
O Tempo do Sem Tempo