Coaching

Inovação e o Método Lego® Serious Play®


O termo Inovação tem sido repetido no mundo corporativo com tanta frequência, que está se tornando a palavra da moda, sendo perceptível verificar que muita gente não sabe ao certo o que é e gera uma certa confusão no seu significado.

Inovação é um tema bastante abrangente e algo complicado para explicar, porque depende do contexto e de como é aplicado. A palavra é Inovação é derivada do termo latim innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores, é uma invenção que chega ao mercado.

Para que algo seja realmente considerado como Inovação, deve produzir um impacto expressivo na percepção dos clientes, no engajamento nas redes sociais, na forma de vender a solução, na margem de contribuição, no market share, na precificação do produto etc.

Naturalmente, pode haver alguma confusão entre Inovação e processos para inovar com a melhoria contínua. Melhoria contínua é a busca por aperfeiçoamento de processos com o objetivo de manter competitividade de mercado, para produtos e serviços, com um nítido viés de redução de custos e diminuição de tempo de produção ou execução de processos. Embora, seja bastante relevante, não é suficiente para criar vantagem competitiva no longo prazo.

Qual é a importância da Inovação


Inovar é importante para valorizar o branding, aumentar o faturamento, elevar a margem de contribuição, estabelecer parcerias, desenvolver tecnologia e conhecimento. Tem potencial para criar vantagem competitiva e está relacionado com a sustentabilidade empresarial.

Como a competitividade a cada dia está elevada e os produtos mais similares, inovar tem o caráter agregador de valor para as companhias e seus produtos. A engenharia reversa possibilita que um produto similar seja lançado em poucos meses, desta forma a exclusividade de um produto cada vez dura menos tempo. Assim, inovar passa a ser um elemento cultural em alguma empresas icônicas e esta notoriedade é percebida e valorizada pelo mercado.

Possibilidades para a Inovação


Produtos inovadores

Criação de produtos com novos atributos que levam uma nova categorização de mercado ou alterações profundas em produtos existentes que trazem uma percepção diferenciada do público-alvo. Por exemplo, o Iphone trouxe novos atributos para os smartphones com os primeiros aparelhos 2G e 3G, principalmente por seu design inovador, ser exclusivamente com tela touch e disponibilizar uma loja virtual com uma série de aplicativos para customização do aparelho.

Negócios inovadores

É uma nova forma de fazer um negócio ou inovar no jeito em como é ofertado ao mercado. Um exemplo interessante são os aplicativos de transporte de pessoas, a Uber foi criada como um aplicativo de carona e se tornou um meio alternativo de transporte, principalmente no ambiente urbano, sendo uma alternativa ao uso de táxi ou mesmo ao transporte público por ter valores mais econômicos. Inclusive se tornou um meio de ganhar dinheiro com um uso mais racional do automóvel.

Processos inovadores

Modificações importantes na forma de produzir produtos ou executar serviços que proporciona ganhos de produtividade, diminuição de custos e não altera o produto final entregue ao consumidor. Como exemplo, os processos de automação de plantas industriais que excluem uma parte importante da interferência humana e resultam em maximização do investimento na produção, com diminuição de problemas trabalhistas e sindicais.

Como inovar na sua empresa


A primeira etapa para transformar sua empresa numa fonte de Inovação é tratar este tema como estratégico, isso precisa ser compreendido por todos os colaboradores, desde a recepção até o C-level. E deve estar em sintonia com os objetivos, visão, missão e valores de companhia; com foco especial nas circunstâncias da situação atual e como deve ser o futuro idealizado pela alta administração.

A segunda etapa é desenvolver ferramentas para gerenciar e alavancar o processo de Inovação, respeitando a cultura da organização, o segmento de mercado, porte da empresa e definir quem será o sponsor deste projeto. Que deve ter foco e energia para adquirir as competências necessárias para o processo de Inovação ser uma realidade, considerando o montante de investimento apropriado para este salto qualitativo.

Para ajudar sua empresa a desenvolver um modelo de Inovação, Airton Zanetti Coaching utiliza a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® para sensibilizar sobre a importância do tema e promover as ações de Inovação.

A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é um encontro facilitado, baseado na comunicação interpessoal onde cada participante constrói o seu próprio modelo tridimensional com blocos LEGO® em resposta às perguntas do facilitador. Os Modelos 3D servem de base para a discussão em grupo, compartilhamento de conhecimento, resolução de problemas e tomada de decisões sobre Inovação.

Um dos principais motivos para usar o método LEGO® SERIOUS PLAY®, está centrado em que todas as pessoas são capazes de contribuir com seus conhecimentos e opiniões. As reuniões são feitas com diálogos honestos e a comunicação é colaborativa, ninguém domina a reunião em detrimento de outros, por exemplo, impondo uma agenda pessoal.

Para a Inovação, o método LEGO® SERIOUS PLAY®, é indicado porque é um assunto complexo e multifacetado e não há respostas claras. Há uma necessidade de compreender o cenário completo, de uma perspectiva ampla, promover o estabelecimento de conexões, explorar várias opções e soluções potenciais. Os participantes podem ser de qualquer faixa etária, independe de experiência profissional, área de formação ou status organizacional para participar de uma sessão LEGO® SERIOUS PLAY®.

O método LEGO® SERIOUS PLAY®  é efetivo para tomar decisões em que todos se comprometem e se respeitam  após a reunião, mesmo que os participantes não concordem 100% com tudo. É possível assegurar que não haverá desculpas ou falta de iniciativa dos participantes após a reunião, por sentirem que eles não foram ouvidos e nem envolvidos na decisão. Todos os participantes tem uma compreensão comum em relação ao brainstorming. Tem forte impacto sobre os trabalhos conjuntos após a reunião, para a consecução das metas estabelecidas para a Inovação, por que é uma experiência realmente inovadora!

Para entender como é nosso processo de inovação através do método Lego® Serious Play® clique aqui.

Você acredita que tem boas ideias para tornar sua vida profissional mais prazerosa? Pensa que existe um enorme potencial dentro de você para realizar melhores trabalhos e que tragam maior realização? Tem uma sacada sensacional para um negócio, mas está com dificuldades de dar os primeiros passos?

No programa de desenvolvimento Inove-se: O Caminho da Transformação, que usa a metodologia LSP e Coaching para materializar suas ideias e ter clareza dos passos necessários para iniciar uma vida cheia de possibilidade de sucesso, utilizando a melhor parte de quem você realmente é.

Conheça o workshop Inove-se: O Caminho da Transformação, assista o vídeo e veja os depoimentos de quem já participou!

bit.ly/workshop_inove-se

Não perca tempo, inscreva-se agora mesmo, são apenas 8 vagas.

Quero garantir a minha vaga no workshop Inove-se: O Caminho da Transformação.

Muito obrigado!

Airton Zanetti.

Coaching
O Tempo do Sem Tempo
Coaching
A importância da Inteligência Emocional
Coaching
Como é Nosso Coaching?