Liderança

12 Fundamentos para a Efetividade da Liderança


É natural que no desenvolvimento de carreira profissional seja almejada uma posição de liderança, uma posição de comando sobre pessoas e processos.  Este assunto desperta o interesse dos profissionais e principalmente da alta administração das empresas, independente de porte e segmento de atuação, porque é a liderança que proporciona o direcionamento das ações que farão a companhia crescer e se perpetuar. Contudo, sem a efetividade dos líderes o empreendimento estará fadado ao fracasso

A efetividade requer que as atividades sejam realizadas com o máximo de aproveitamento dos recursos organizacionais com alta qualidade, isto significa eficiência. E obstinação para realizar as tarefas produzindo os melhores resultados com excelente na execução, isto é eficácia. Assim pode se concluir que efetividade é a soma da eficiência com a eficácia.

Uma empresa de alta performance é composta por líderes tecnicamente bem preparados, emocionalmente equilibrados e motivadores, com capacidade de entender e responder com velocidade as mudanças do cenário mercadológico, acompanhando novas necessidades impostas por seus clientes. Desta forma, são capazes de construir resultados bastante significados, rentáveis e com responsabilidade social.

Os 12 fundamentos são baseados em comportamentos práticos e replicáveis, que colocados em ação irão produzir efeitos importantes na condução de equipes.

1. Promover reuniões com participação efetiva dos colaboradores para conceber estratégias, planos de ação e avaliação dos resultados.

2. Fazer reuniões de avaliação de desempenho da equipe, dedicando atenção para ouvir críticas e criando clima propício para a exposição de opiniões.

3. Reconhecer e valorizar o esforço e o desempenho individual e da equipe através de elogios, críticas construtivas e delegação de maiores responsabilidades.

4. Fomentar a criatividade das pessoas, solicitar sugestões, lançar desafios, incentivar novas experiências e aprender com os erros.

5. Estimular o desenvolvimento e o crescimento individual e da equipe.

6. Tomar de decisão de forma criteriosa e demonstrar comprometimento através do caráter pessoal.

7. Desafiar a quebra de paradigmas, de modo construtivo, para instigar a melhoria contínua.

8. Utilizar a inteligência emocional, demonstrar o equilíbrio mesmo diante de situações críticas.

9. Ser flexível para responder as demandas imprevistas, lidando com eficácia em ambientes de mudanças constantes.

10. Agir com justiça e isonomia na relação interpessoal com a equipe.

11. Estabelecer relações de confiança com os liderados.

12. Identificar e minimizar desperdícios de tempo e energia, reforçar todas as atividades agregadoras de valor à empresa.

Deseja melhorar a forma como os líderes comanda a empresa?

Quer conquistar resultados surpreendentes para a sua equipe e empresa?

Entre em contado para conhecer nossas ferramentas, treinamentos e processo de coaching. Clique no link abaixo, entraremos em contato para marcar uma reunião e conversarmos sobre seus desafios!

Eu quero marcar uma reunião para expor os desafios de liderança que enfrento na empresa!

Muito obrigado!

Airton Zanetti.

Liderança
Liderar a Própria Vida